viernes. 19.04.2024

Atendendo aos tempos de pandemia, e às orientações para evitar aglomerados populacionais, o Município de Vila Nova de Cerveira vai assinalar o 15º aniversário do Aquamuseu do Rio Minho de forma simbólica, mas com algum impacto para o futuro. Entre esta sexta-feira e domingo, enaltece-se o barco típico o ‘Carocho’ e é lançado nas redes sociais o vídeo promocional deste equipamento de interesse supramunicipal, para além de estarem previstas entradas livres.

A celebração de caráter simples arranca esta sexta-feira, 10 de julho, às 10h30, com a inauguração da exposição “XV anos do Aquamuseu do rio Minho” e uma homenagem ao barco “Carocho”, com um exemplar para ser apreciado in loco. Com um comprimento entre os 6 e os 8 m, o “Carocho” navegava principalmente na zona de influência da maré, mas podia chegar a Monção-Salvaterra do Miño. Por tempos imemoriais confunde-se o seu uso como barco de passagem para o contrabando e para a pesca, acreditando-se que o nome provém do seu aspeto, quando impulsionado por dois pares de remos compridos e encurvados, que o faziam assemelhar-se a uns escaravelhos, as carochas.

Para sábado, 11 de julho, está prevista a divulgação do vídeo promocional do Aquamuseu do rio Minho nas suas plataformas digitais, de forma a impulsionar a posição deste museu além-fronteiras de Portugal e Espanha, onde o seu trabalho na área da investigação e na vertente lúdico-pedagógica já é sobejamente reconhecida, procurando alcançar diversos públicos e mais parcerias.

Do programa, para domingo, estão previstas entradas livres no Aquamuseu no período de funcionamento entre as 10h00 e as 12h30, as 14h00 e as 18h00. Respeitando as recomendações e diretrizes de saúde pública, os interessados podem desfrutar de uma visita em contexto familiar aos espaços de maior relevância como o Aquário, o Lontrário e o Museu de Pescas.

Junto à margem do rio Minho e integrado numa envolvente natural de Vila Nova de Cerveira, o Aquamuseu do rio Minho transporta para dentro de quatro paredes toda a riqueza daquele curso de água internacional. De portas abertas desde 13 de julho de 2005, este espaço público tornou-se num dos maiores polos de atração turística de Vila Nova de Cerveira, alcançando uma média de 25 mil visitantes por ano.

Cerveira homenajea ao Aquamuseu do Rio Minho nos seus 15 anos de vida